08 janeiro 2018

Como escolher uma faculdade/profissão

Como uma veterana na faculdade, tenho pensado nesse post a muito tempo pois cada vez mais conheço pessoas que estão tendo dificuldade para escolher uma graduação e hoje em dia sabemos como isso é importante. Para escolher a profissão que possivelmente você irá trabalhar pelo resto da sua vida não há uma receita de bolo, o que eu vou passar aqui hoje é dicas e conselhos do que eu fiz e o que eu falo para pessoas que querem ingressar na faculdade. Confira abaixo:
1. Veja a matéria que você se identificava no colegial
Essa dica para mim foi crucial porque eu sempre soube que a área de exatas não era para mim, então assim acabei eliminando vários cursos como: contabilidade, engenharias e etc. Saber qual matéria você tem mais afinidade é ótimo para te ajudar a filtrar quais cursos você possivelmente irá se dar bem.
Por exemplo:
Exatas: Engenharias, Arquitetura, Contabilidade, Matemática, Física...
Humanas: Direito, Administração, Assistente Social, Letras, Pedagogia...
Biológicas: Fisioterapia, Biomedicina, Medicina, Odontologia...
Se você é mais exatas, já pode descartar as biológicas, e assim vai eliminando os cursos que você não tem afeição nenhuma.

2. Pesquise a grade curricular dos cursos que você tem duvida
Essa é boa quando você já tem em mente alguns cursos que você quer fazer, mas não sabe se irá conseguir ir bem nas matérias, então olhar o que você irá estudar pode te ajudar a dar uma noção. OBS IMPORTANTE: Não existe um curso onde você irá amar TODAS as matérias, por isso tente um curso que pelo menos as matérias especificas vá te agradar.
Matérias especificas: normalmente começam no 4 semestre do curso, são matérias que somente o seu curso tem e são essenciais para a sua formação. (Não que as outras não sejam, mas essas normalmente são as matérias que você realmente vai usar no seu trabalho)

3. Pesquise o campo de atuação dos cursos escolhidos
Se não é por vocação, tente ver o mercado de trabalho dos cursos que você está em duvida, isso te ajuda a ter uma ideia com o que você irá trabalhar e se é isso que você quer fazer. OBS IMPORTANTE: Não foque muito no salário pois um bom profissional consegue o retorno de acordo com o seu esforço.

4. Vá assistir aulas dos cursos que se identificou
Se mesmo depois das dicas acima ainda está em duvida em qual graduação se matricular, eu recomendo você ir assistir aulas dos cursos que você tem em mente. Algumas faculdade liberam você assistir as aulas se o professor autorizar, então é só correr atras. Essa dica é muito boa pois você tem a experiência bem real como se você estivesse cursando a faculdade.

5. Testes vocacionais
Existe vários tipos de teste, o que analisam sua vocação (Com o que você mais se identifica) e os que analisam suas principais características e pontos fortes, traçando profissões de acordo com o resultado. Após fazer o teste, vai sair uma lista de profissões que combinaram com o seu perfil, o que eu recomendo é que você pesquise cada opção e veja qual você se encaixa melhor. 

Lembrando que nenhum teste online substitui um profissional, pois online é muito possível que você responda as perguntas sem entender direito a questão ou que não reflita muito bem sobre, já com um profissional a avaliação será na pessoa como um todo, sendo assim, menores as chances de erro.
Sites de testes online: A real me, teste vocacional, quero bolsa (o melhor) Todos os testes são gratuitos.
Porque eu escolhi fisioterapia: Eu escolhi o curso de fisioterapia como segunda opção no dia do vestibular da minha faculdade atual (Unic beira Rio - Cuiabá MT), eu sempre quis medicina, mas tenho que ser sincera: não me preparei nada para o Enem e sem chance nenhuma de pagar medicina em uma faculdade particular então eu decidi fazer outra área da saúde. Na época eu fiquei muito em duvida, mas apos pesquisar um pouco sobre o campo de trabalho da fisioterapia eu decidi tentar e o resultado após 3 anos de curso: Sou completamente apaixonada pela minha área e não me imagino cursando nada diferente! Mas isso é graças ao meu amor pela área da saúde que eu sempre tive, se você não descobriu uma paixão por alguma área, tente seguir as dicas que eu passei e me conte se deu certo.
Caso queira saber mais sobre o meu curso me manda um Direct no instagram: agnescristyblog

Outro conselho: Não faça nenhum curso porque seus pais querem que você curse ou porque fulano está fazendo, VOCÊ tem que gostar, porque se você não se sentir bem além de não absorver nada na sala de aula, você será um péssimo profissional e um adulto frustado. Na graduação você só pode contar com você mesmo, se você reprova é você quem fica atrasado, é você quem tem que arcar com as consequências então escolha o curso porque pensando em você!

Um comentário:

  1. Teste vocacional é uma excelente ideia para quem não possui um agrana para pagar um psicologo para fazer um acompanhamento vocacional. Claro, não substitui, mas é uma excelente ferramenta.

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.