02 maio 2020

Meus métodos de estudo na faculdade

Na época do colegial tenho que admitir que não era uma boa aluna, empurrei as matérias com a barriga até pegar o diploma. Porém quando ingressei na faculdade senti um choque de realidade tão grande, do tipo "Meu Deus, essa é a profissão que eu vou seguir pela minha vida, eu tenho que ser boa nisso", percebi que não dava mais de ser uma aluna na média e estudar somente para a prova, se eu quisesse ser uma boa profissional, teria que estudar bastante e entender tudo aquilo que eu estava estudando.

Pensando nisso eu me analisei e descobri quais eram as minhas melhores formas de estudar, e hoje vou dividir com vocês tudo que eu aprendi em 7 semestres na faculdade. Espero de coração que isso ajude, confira:

1 #DICA - Sentar sempre na frente + Não conversar na hora da explicação
Para você realmente absorver a matéria, você tem que entender ela. Então no momento da explicação, eu não gosto de sentar no fundo (Até porque eu tenho problema de visão , miopia, então é melhor sentar na frente), para enxergar melhor e ouvir bem o professor, também evito conversar na hora da explicação, até porque eu me distraio com muita facilidade e se eu perco a linha de raciocínio já complica tudo na minha cabeça.

Outra coisa importante é tirar todas as duvidas na aula. Caso você tenha vergonha de perguntar na frente de todo mundo, espere a aula acabar e vai atras do professor tirar sua duvida.

2 #DICA - Gravar a aula
Eu tinha mania de copiar a matéria da aula durante a explicação do professor, porém com o decorrer do curso as matérias vão ficando mais complexas e extensas então não dá para prestar atenção e copiar a matéria ao mesmo tempo. Sendo assim, comecei a gravar as aulas (mais um motivo para sentar na frente, para pegar um bom áudio haha) e quando chego em casa, faço um resumo bem completo juntando o áudio gravado e as informações do slide/livro. Na semana da prova é só pegar os seus resumos e mandar ver no estudo. 

Outra parte boa de gravar as aulas é que caso você não tenha entendido alguma parte da matéria é só voltar no áudio e procurar a parte da explicação que você quer e pronto! Sua duvida foi sanada.  

3 #DICA - Resumo bem didático
Nos meus resumos eu procure colocar palavras bem fáceis de entender para o assunto entrar com mais facilidade na minha cabeça. Gosto também de escrever com diversas cores, vamos supor: os títulos eu faço só de verde, os sub títulos só de preto, a explicação de azul e as observações só de vermelho, assim o meu cérebro tem mais facilidade de assimilar as informações. 

E para finalizar a dica 3, eu gosto de colocar também desenhos, por exemplo se eu vou fazer um resumo sobre a anatomia do coração, nesse resumo tem que ter um desenho de todas as áreas coração. Vale também colar post it, desenho bem colorido... Tudo que deixar o texto bem chamativo de forma que seu cérebro grave o máximo de informação possível!

4 #DICA - Luz acessa e sentada!
Nada de estudar na cama, deitada ou em local escuro. O ideal para você não pegar no sono na hora de estudar é a luz onde você está ser bem clara (melhor ainda quando é a luz do sol mesmo) e sentado.

Eu gosto também de ter uma garrafa de água/tereré/energético para manter minha mente mais ativa, principalmente quando é aquela matéria que eu não gosto muito (Leis, politicas e etc). Desligue o celular (ou a internet pelo menos) e foque somente no estudo.

5 #DICA - Vídeo aula 
Essa dica eu usei MUITO no inicio da minha faculdade, pois as matérias eram básicas de saúde, sendo assim era bem mais fácil de achar online. 

Essa dica é bem bacana quando você não prestou muita atenção na aula e sabe que aquela matéria vai despencar na prova, sendo assim você precisa correr atras do prejuízo de alguma forma. E caso você não possua nenhuma anotação da aula, faça um resumo do vídeo juntamente com o slide/livro do tema passado pelo professor. 

6 #DICA - Quando estiver com preguiça de escrever...Digite! (Opcional)
Essa dica eu aderi recentemente porque estou chegando no estagio, e na hora de atender um paciente você precisa ter tudo bem claro na sua mente, até mesmo aquela matéria lá do 3º semestre. 

Como as vezes não dá para levar tudo para faculdade afim de revisar ou até mesmo o caderno ficou guardado por muito tempo e a escrita acabou desgastando (e a letra já não ajuda também né). Eu comecei a digitar tudo pois além de ser mais rápido, tem como salvar tudo no Google Drive/Dropbox (ou qualquer outro tipo de nuvem que você possui online)! Sendo assim, quando eu preciso dá matéria é só entrar pelo celular nas pastas online e baixar. Fora que caso eu precise com urgência é só imprimir também, que já fica tudo novinho em folha. Ah, outra coisa boa: não tem como perder hahaha

7 #DICA - Organize todas as matérias nas férias
Caso você tenha deixado algum conteúdo bagunçado, caderno com resumos desorganizados e etc, aproveite nas ferias para arrumar tudo. Eu levo mais ou menos 1 semana para arrumar as matérias, mas agora com esse método de digitar resumos da dica anterior quase não sobra nada para organizar. Minha organização é toda no computador e eu faço assim: tenho uma pasta somente da faculdade -> dentro dessa pasta tem várias pastas separadas por semestres -> dentro de cada semestre tem uma pasta para cada matéria cursada naquele período -> e dentro da pasta tem os conteúdos: resumos, áudios e fotos de tudo que eu vi na matéria.

Porém se você não gosta de digitar ou não tem um computador, você pode organizar seus resumos escrevendo mesmo e depois organizar em uma pasta (de preferência a pasta catálogo) e divida por semestre/matérias, e guarde seus resumos de um jeito que sempre que você precisar você sabe onde encontrar.

Espero muito ter ajudado com essas dicas, realmente estão fazendo diferença para mim, principalmente agora que estou a um semestre para o estagio. Quem souber mais dicas, deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.