29 outubro 2016

#PapoIntimo: Tudo sobre corrimentos vaginais

Que saudade dessa tag! Gosto bastante de falar sobre saúde e principalmente sobre saúde intima, porque é algo muito importante principalmente para mulheres que possuem o canal ligado a uretra o que pode ocasionar sérios problemas urinários caso não houver certos cuidados. Hoje vou falar com vocês sobre os polêmicos corrimentos, que atormentam muito a vida das mulheres e de alguns homens. Para saber tudo sobre os corrimentos, leia abaixo:

Primeiramente: Esse post é apenas informativo, não se automediquem com base em textos na internet. Agora após esse aviso, descubra quais os sintomas, causas, tipos de corrimentos e como evitar esses fluídos, abaixo:


O que é corrimento nas mulheres?
O corrimento vaginal é fluídos que a vagina secreta, esse conteúdo pode ter origem normal, que é produzido normalmente pelo nosso organismo ou pode ser patológico, que é o modo do nosso corpo avisar que tem algum problema no nosso aparelho reprodutor.

O que é o corrimento nos homens?
Nos homens o mais comum é o corrimento decorrente de alguma patologia,  a uretrite que é uma inflamação causada no canal urinário ou infecção. Na maioria das vezes é causado pela gonorreia e clamídia, que são DST (Doença sexualmente transmissível). A cor do corrimento nesses casos é amarelada, acompanhada de dor ao urinar e mau cheiro.

Eu vou focar mais em corrimentos femininos, apesar dos homens também terem, porque nas mulheres é mais comum e podem ser varias causas.

A quantidade e cheiro do corrimento varia de mulher para mulher, mas o que é visivelmente anormal é a cor, se está cor estiver alterada, você sentir dor ao urinar e o corrimento exalar um odor você deve procurar um ginecologista!

Em quase todos os casos de corrimento vaginal, a principal causa é alterações no equilíbrio da flora vaginal. O que é flora vaginal? É basicamente a defesa intima formada por micro-bactérias (Isso mesmo, bactérias do bem) que vão manter a salvo nossa vagina, a vulva, a bexiga, o útero e as trompas, a flora constrói um péssimo ambiente contra organismo externos, sendo assim impossibilita que esses organismo penetrem no nosso canal. E o que acontece se essa flora for alterada? Os micro-organismo invasores irão entrar na nossa intimidade causando infecção, inflamações e etc. 

Outras causas do corrimento vaginal: falta ou hábitos desfavoráveis de higiene, relação sexual sem uso de preservativo, Alérgenos (perfume, sabão, ducha vaginais, tecidos e etc), agente infecciosos (vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase, clamídia, gonorreia e HPV), problemas dermatológicos, alterações do PH (O normal é 3,5 á 4,5), infecção pélvica após cirurgia e atrofia vaginal.

Existem também os fatores de riscos que podem causar o corrimento como consequência, são eles: menopausa, uso de antibióticos prolongado, uso de pílulas anticoncepcionais, sexo sem proteção, sistema imunológico comprometido e diabetes não controlada.

Após as causas, vamos falar sobre os sintomas, dependendo da causa do seu corrimento o sintoma pode varias, mas os principais sintomas são: coceira vulvovaginal, ardência, dor na pelve, dor e ardência no ato de urinar e dor durante a relação sexual.
Agora os tipos de corrimentos, existe tantas variações de tons que você pode acabar se confundindo, então vou simplificar para vocês quais os tons e a sua causa.
Marrom: Pode conter sangue coagulado ou ciclo irregular, pode ser também indicação de: câncer ginecológico, traumas, corpos estranhos, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez, atrofia vaginal ou gravidez ectópica.
Amarelado: Sinal de infecção , principalmente se for acompanhando de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. As principais infecções são: clamídia, gonorreia e tricomoníase.
Cor de rosa: Eliminação do revestimento interno do útero após o parto, também chamado de lóquios. 
Branco esverdeado: Indica infecção pelo fungo cândida, a famosa candidíase, é acompanhado de: inchaço, sensibilidade na vulva, ardência, coceira intensa, dor na relação sexual e dor no ato de urinar. Costuma aliviar os sintomas durante a menstruação. 
Com odor de peixe podre: Pode indicar tricomoníase, mas principalmente a vaginose bacteriana, que vem acompanhada de inchaço da vagina e  vulva, vermelhidão e coceira. 
Corrimento normal: É um líquido bem fluído que tem, no máximo, uma consistência de clara de ovo. Não tem cheiro desagradável e deve ser incolor ou branco bem claro. Não provoca coceira, dor ou ardência.

E para finalizar, vamos comentar sobre receitas caseiras para evitar ou auxiliar no combate a infecções vaginais, confira:


Chá de goiabeira para corrimento vaginal
Um ótimo remédio caseiro para acabar com o corrimento vaginal do tipo amarelado e com mau cheiro, ou corrimento branco esverdeado, são as folhas de goiabeira.

Ingredientes
30 g de folhas de goiabeira
1 litro de água

Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia. O banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações.


Chá de goiabeira e vassourinha-doce

Ingredientes
1 punhado de folhas de goiabeira
1 punhado de folhas de vassourinha-doce
2 copos de água

Modo de preparo
Colocar as folhas de goiabeira e de vassourinha-doce em um recipiente e adicionar água fervida. Tampar, deixar esfriar e coar. Fazer a higiene íntima normalmente e, quando acabar, lavar o local com a infusão durante alguns minutos. Secar com um pano limpo e macio. Deve-se repetir a lavagem todos os dias antes de ir deitar durante 1 semana.

Outras receitas
Boldo: é útil para infecções causadas por fungos. Possui propriedades antifúngicas. Tome banhos de boldo.
Malmequer: pode ser utilizada para prevenir ou tratar infecções vaginais. Possui propriedades antibióticas e antifúngicas. Coloque um pouco de malmequer em água fervente. Deixe esfriar e coloque na região afetada.
Alho: antibacteriano por excelência e também antifúngico. Triture um dente de alho até formar uma pasta e aplique externamente.
Óleo de árvore-do-chá: coloque umas gotas em água para se banhar, se tiver uma banheira, melhor. Este óleo possui propriedades antibacterianas.
Vinagre de maçã: ajuda a equilibrar o Ph alterado. Em um copo com água, coloque 3 colheres de sopa de vinagre de maçã. Beba 3 vezes ao dia.


Dicas
O consumo de iogurte natural é de grande ajuda pra evitar as infecções vaginais, se você estiver sofrendo com uma infecção pode aplicar o iogurte diretamente na região íntima.

Alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico
Ferro: mariscos, vísceras, legumes, vegetais verdes.
Zinco: carneiro, ostras, amendoim, abóbora, gérmen de trigo.
Vitamina B: fígado, leite, ovos, peixes.

O que devemos evitar: Álcool, cigarro, pão, alimentos com conservantes e colorantes, leveduras ou açúcares.
Imagens retiradas do google.

Caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão sobre corrimentos é só deixar nos comentários! E se você tiver alguma sugestão de tema para a tag #PapoÍntimo é só escrever aqui também ou nas redes sociais do blog, assim que eu fizer o tema com a sua sugestão irei divulgar suas redes sociais (caso você queira). Até a próxima.

8 comentários:

  1. Muito bom esse post, temos sempre que cuidar muito da saúde e ficar atentas a qualquer coisa.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. post muito informativo, tu me ajudou a tirar uma duvidas com esse post, então obrigada xd

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderExcluir
  3. Great post!!! would you like to follow each other's blog dear? Please let me know, I am following you now.thank you :)

    ResponderExcluir
  4. Seu post é bem informativo, tenho certeza que vai tirar muitas dúvidas! Adorei.

    Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e informativo!
    Eu já tive um leve corrimento quando era adolescente, mas minha ginecologista me ajudou a tratar de uma forma bem rápida e nunca mais tive.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  6. Agnes post bastante importante para as mulheres, não sabia de algumas coisas, é sempre bom ficar informada, saúde temos que ficar atentas, Agnes bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que bacana esse post, bem detalhado e informativo, é sempre bom o incentivo aos cuidados com a saúde.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    http://estilonocerrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro posts informativos! Eu fico louca ao pensar que tem tantas mulheres ainda (homens também, claro, mas vou dar continuidade ao seu foco) que apresentam certo receio de conhecer seus próprios corpos e tudo o que nos envolve. A gente nem acredita nos números de complicações por causa de uma verificação tardia, né?
    Gostei muito também de você ter mencionado os alimentos. Eu acredito muito que vale o esforço de deixar nosso corpo mais resistente, e uma alimentação saudável auxilia bastante nisso. Muito obrigada por todas essas informações! :)
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.