21 agosto 2015

A Faculdade de Fisioterapia parte II

Faz tempo que fiz a parte 1 deste post e esperei bastante para ter mais o que falar para vocês. A minha visão sobre a faculdade mudou bastante durante a transição de 1º para o 2º bimestre, o que me dá mais assuntos para falar com vocês. Quem quiser ler a primeira parte é só clicar aqui, agora sem mais delongas, vamos ao post:

Acho que um dos assuntos que o pessoal da saúde mais tem medo e curiosidade ao mesmo tempo é a aula de anatomia  com os cadáveres. No primeiro semestre pelo menos na minha faculdade, as aulas praticas com peças naturais (vulgo cadáveres) foi na 3ª semana de aula, mega interessante. A minha experiência: Não tive medo e fiquei super curiosa, queria ver tudo, então levei luva e comecei a procurar todos os Órgãos, texturas e locais que eu tinha curiosidade de ver. Foi bem legal a experiência, a única parte chata é o cheiro do formol...Gente, dá dor de cabeça depois de um tempo se ficar sem a mascara, porque minha aula era na segunda então o corpo ou partes tinham acabado de sair da piscina de formol, sendo assim estavam com cheiro muito forte ainda.
Tirando o detalhe do formol é bem tranquilho e legal de presenciar, principalmente porque aula com peças artificiais ou naturais são bem mais produtivas. Outro tema legal ainda nesse assunto é oração para cadáver desconhecido, porque algo que é bom frisar: os corpos para estudos acadêmicos 90% das vezes é de alguém que morava na rua e quando morreu ninguém conhecia ou nenhum parente foi encontrado, então não é só porque é um corpo desconhecidos que devemos faltar com respeito. Mas porque estou dizendo isso? Tem muita foto na internet com turmas tirando foto com os cadáveres, ou gente que na hora do estudo no laboratório escreve NO CADÁVER, sem noção nenhuma isso. Uma professora mostrou para a gente a oração ao cadáver desconhecido que resolvi compartilhar com vocês, é bem legal:

"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente."

Karl Rokitansky (1876)
Ao cadáver, respeito e agradecimento
Agora vou dizer o que eu já estudei para vocês, apesar de que a grade curricular de curso varia de instituição para outra instituição, por exemplo: no primeiro semestre eu estudei músculos, mas o pessoal de fisioterapia de outra universidade só irá estudar músculo no terceiro semestre... Então só vou passar uma base do que eu estudei nesse primeiro semestre para você, futuro universitário, que quer conhecer a faculdade de fisioterapia antes de decidir cursa-lá:

Esse semestre resumidamente (até porque se eu falar tudo o post vai ficar gigantesco) o que eu aprendi: foi a maioria dos músculos: localização e função, estudei ossos: localização e função, também estudei a embriologia que descrevendo de maneira simples é o estudo pré-natal do ser humano, onde vemos desde a fecundação, de onde origina-se cada orgão até o nascimento. Essa matéria descrita acima se chama CMF e foi a que eu mais gostei, mas também teve CMC (basicamente é o estudo da célula e moléculas do corpo), Primeiros Socorros (Nessa aula o que eu mais gostei de aprender foi a usar o aparelho de pressão, esfigmomanômetro, e o estetoscópio, mas também aprende o básico para socorrer alguém) e a aula de Praticas Fisioterapêuticas (Onde aprendi a história da fisioterapia, as leis aplicadas na profissão e mais um bocado de coisa sobre o curso).
Aprendi mais sistemas do corpo e também mais coisas nas outras matérias, mas os estudos que eu mais gostei de ver eu descrevi acima, para dar uma noção sobre o que vemos. Sobre cursar o primeiro semestre de fisioterapia: Eu particularmente achei fácil, mas porque eu me dediquei MUITO, então quando chegou as provas não entrei (tanto) em desespero. Agora no segundo semestre as coisas irão apertar o porque mais, porque é assim: quanto mais semestres passam, mais estudo tem que ser feito. O negócio começa apertar e se dedicar é fundamental para passar sem reprovar.

Não sei mais o que falar sobre meu curso, mas caso vocês tenham duvidas ou curiosidades é só mandar nos comentários que eu respondo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.