06 março 2013

Resenha #01 - Os miseráveis + Internet lenta

3 dias sem postar n-a-d-a! Calma, não me culpe. Além de meu notbook ter pifado a internet está mais lenta se é possível. Mas agora está tudo resolvido e vamos que vamos voltar a ativa!
Nesses 3 dias de tédio eu fui dar uma olhada na "mini-biblioteca" aqui de casa para arranjar algo para ler e acabei encontrando o livro "Os miseráveis". Provavelmente você já deve ter ouvido falar dele ou do filme que saiu a pouco tempo e já está fazendo o maior sucesso! E posso falar com muita convicção que o sucesso é merecido.

 


Resenha:

A história se passa na França no seculo XIX, uma época bem rustica. O livro é centrado principalmente na história de Jean Valjean, uma homem ex-forçado que foi preso pelos crimes de furto e arrombamento de uma padaria, ele estava em busca de alimento para sua família. Sua pena de inicio foi de 4 anos (Por roubar um pão!), mas com o passar do tempo aumentou para 19 anos por causa das tentativas de fuga fracassadas de Jean. 




Com o passar dos anos no Gales (Nome da prisão) o coração de Jean é tomado por ódio, desconfiança, astucia e rancor. Quando é libertado não consegue nenhum emprego por causa da sua ficha de ex-forçado, nem mesmo uma cama para descansar a Jean é oferecido. 


Numa noite fria, Jean já cansado de procurar um abrigo mesmo com dinheiro para pagar, num ato de desespero e total falta de esperança bate na porta de Monsenhor, bispo de Digde, que acolhe ele sem ao menos pedir sua carta de recomendação fichada. O dá alimento e uma cama para passar a noite, mas de madrugada Jean num ato de ingratidão rouba a prataria do tão caridoso bispo. Já de manha Jean é pego por policiais e é levado para casa de Monsenhor, o bispo quando questionado sobre o roubo que Jean alegava ter ganho as pratarias, confirma o presente e diz que Jean havia ainda esquecido de dois cálices também de prata. Liberado, Jean vai embora envergonhado e disposto a mudar.

A partir daí ele troca de nome e com muitas ações generosas e esforço acaba virando prefeito e dono de uma fábrica. Seu destino cruza com o de Fantine, uma mulher pobre que trabalhava honestamente para mandar mesada a sua filha Cossete. Fantine trabalhava na fábrica de Jean, mas por causa da inveja de suas colegas de trabalho acaba sendo despedida. Em um ato de desespero vende seu lindo cabelo e depois o seu pobre corpo.

Jean a encontra doente e tendo alucinações, ajuda ela mais já é tarde demais. O desejo de Fantine era ver sua filha e Jean passa a querer realizar esse desejo. Cossete vivia com uma família de trapaceiros, os Thénardier, que ao invés de cuidar da menina com a mesada que recebiam de Fantine, fazia a criança de escrava e usava o dinheiro para o próprio bem.

Jean busca Cossete e deixa para traz os Thénardier raivosos e querendo vingança. Jean cuida de Cossete por um bom tempo e ao mesmo tempo foge de Javert, um homem fiel da lei que persegue Jean por todo o livro. 

Maruis um nobre e advogado, se desentende com seu avô e acaba se juntando aos revolucionários da ABC e logo depois se apaixona cegamente por Cossete.

Informações:

Titulo original: Les misérables.
Autor: Victor Hugo
Publicação: 3 de abril de 1862
Gênero: Romance, Clássicos
Filmografia: Já teve várias versões deste filme. A mais recente é do diretor Tom Hooper, com participações dos atores: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter e outros.




Uma resenha bem resumida, não contei os detalhes do final para deixar vocês com vontade de ler o livro. É um livro viciante que te faz ficar surpresa varias vezes no decorrer da leitura e chorar com o final. Espero que vocês leiam, tenho certeza que não iram se arrepender.

7 comentários:

  1. Genteeee! Eu preciso muito ler/ver os miseráveis! Conheço a história por alto, mas queria conhecer a fundo mesmo, sebe? e a preguiça? hahaha
    E não, você não é péssima com resenhas, muito pelo contrário!

    Abraços,
    Nova Perspectiva

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!
    Recomendo muuuuito, sério. Eu chorei no livro, é muito lindo e bem escrito, você não irá se arrepender de ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, adorei o post. O livro já está na minha listinha ;) rs

    boa semana pra você! bjinhus :*

    Blog Fashion e Bella
    http://fashionebella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi oi ,obrigada meu anjo. Espero que você leia, é realmente mt lindo o livro!!

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência! Estou lendo esse livro agora, por causa da escola haha, não li muita coisa, mas estou adorando, me prendeu bastante. E estou louca para ver o filme também
    Estou fazendo uma outra pesquisa lá no blog para conhecer os leitores, e quem responder é só deixar o link no formulário que eu divulgo no fim de um post. Se você já respondeu, ignore ahahform.jotformz.com/form/30373405781654?

    Beijos ♥
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li o livro, e ainda não consegui assistir o filme também. Todo mundo diz que é ótimo!
    Fiquei com mais vontade ainda de assistir o filme... E se você achar o PDF, me avisa que eu quero ler também!

    O blog agora está nas redes sociais.. Da uma forcinha?
    http://elasopensanisso.blogspot.com.br/2013/03/redes-sociais.html

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha agora quero ler !
    Ainda não assisti ao filme, mas quem sabe quand sair em dvd eu pego para assistir...


    :)
    beijos
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.