01 maio 2015

Dificuldade para aprender: Como melhorar minhas notas

Que saudade de vocês  meus amigos, devem ter reparado que fiquei 4 dias sem postar né?! Então, as provas da faculdade acabaram e fui bem em todas, me matei de estudar para realizar essa proeza, porque meio do ano quero passar sem ficar de recuperação, a famosa PF. Mas todo mundo quer isso, afinal ser um dos poucos a ficar nas férias estudando é um saco. Tendo isso em mente hoje vim dar algumas dicas para vocês de como ir bem em provas, dicas que me ajudaram muito, confere:

Eu curso fisioterapia 2015/01 (Primeiro Semestre), esse bimestre estou estudando o básico de tudo, mas o básico de tudo, minha gente, é muita coisa e como sempre fui bem dispersa, tive de pegar o ritmo na marra. Quem tem esse mesmo problema de dispersão ou de ate mesmo entender o conteúdo, mas depois esquecer, vai aqui 7 dicas preciosas para vocês
1. Grupo de estudos
Mas gente, essa dica não é com quem você tem afinidade, é com quem estuda para valer! Eu tive muita sorte de conhecer pessoas que além de ter afinidade, saberem separar as coisas, tem hora pra brincar e tem hora de levar a sério. No grupo é bom ter máximo 5 pessoas e fazer uma estrategia de estudo, quem tem mais facilidade ajuda os outros. Eu e minhas amigas nos reunimos em casa de uma de nós, estudamos bastante e durante esse horário de estudo alguém faz um tereré, leva salgadinhos e etc.. Estudar de barriga vazia deixa qualquer pessoa dispersa.

2. Faça resumos
Essa dica pode ser individual ou combinada em grupo, no meu caso eu faço os dois na maioria das vezes. A individual você pega a matéria que esta no seu caderno/slide e copia de novo em um outro caderno especifico para resumos. Gente isso te ajuda a gravar a matéria de uma maneira que vocês não tem ideia! O resumo em grupo, é no seu grupo de estudos, cada um ficar designado a fazer um resumo de uma matéria, isso é bem legal porque tem gente que não tem tempo para fazer resumo de todas as matérias, e uma ajuda sempre é bem vinda.
3. Ensine alguém
Melhor dica na minha opinião e à que mais me ajudou a ir bem nas provas. Após entender a matéria, ensine alguém do grupo de estudos da maneira mais clara possível, lembre-se não é uma apresentação, então você pode olhar no caderno quando esquecer, o importante é transmitir a ideia para outra pessoa. Quando você estiver na prova, você ira lembrar daquilo que ensinou.

4. Vídeo aulas
Tecnologia usada para fins educativos da melhor maneira possível na minha opinião. Se você não conseguiu entender com nenhum método acima, procure uma vídeo aula, lá você pode ouvir com clareza e voltar o vídeo quando não entender  alguma parte, uma dica para quem não entendeu nada na aula!

5. Colorir
Compre canetas coloridas, marca textos, post-its... Tudo para chamar atenção no seu caderno, nossa mente assimila muita coisa e para ajuda-la a gravar, você pode fazer uma padrão no seu caderno: vermelho para título, azul para explicação, verde para exemplo, preto para partes importantes e assim por diante. Isso ajuda quem tem bastante problema de esquecer o que acabou de aprender, uma mão na roda.
6. Leia
A dica que os professores mais insistem. Ler, ler de novo, ler mais uma vez... Nem que seja no ônibus, na hora do almoço, sei lá, mas leia pelo menos por 30 minutos as matérias do dia, você não irá ficar perdido se começar criar o habito da leitura, fora que lá pelo 3 Semestre a leitura vai ser fundamental. Se acostume com palavras difíceis, busque o significado, insira no seu vocabulário usual, enriquecer sua fala lá no futuro irá fazer diferença!

7. Faça exercícios
Principalmente os que tenha esquemas, pintura e tudo mais. Alguns professores disponibilizam exercícios da matéria, mas as vezes você precisará ir na internet pesquisar um exercício relacionado ao que você está estudando, não espere que o professor faça tudo por você, ele esta formado e você não! Os exercícios te dão uma ideia da prova e isso te ajuda a ficar menos nervoso no dia H, você aprende melhor quando aplica seu conhecimento na prática.
Gostaram? Tem alguma dica a mais? Só colocar nos comentários!

3 comentários:

  1. Parabéns por ter ido bem nas provas, meu irmão também cursa Fisioterapia e só de olhar ele fazendo os trabalhos já sei que deve ser bem difícil DD:
    Eu tenho umas técnicas de estudos também e pra mim o que mais funciona é fazer exercícios e me dar uma própria aula. Ler algo e depois falar pra mim mesma como se tivesse apresentando pra alguém, hahah :))

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!
      Super funciona né?! Aprendo muito quando ensino alguém ou ensino a mim mesma!

      Excluir
  2. Eu consigo aprender mesmo é ouvindo com atenção e não me dispersando com escrever ou outras coisas e depois dar uma repassada nas anotações, ler e fazer exercícios quando necessário. Mas suas dicas são muito úteis, especialmente para faculdade.

    Beijos, Gabbi.
    meiahoraemparis.com

    ResponderExcluir

- Sejam bem vindos ao Escritas de Verão
- No final do comentário deixe o link do seu blog que eu irei olhar seus post e comentar nos quais eu gostar :D
- Sugestão/Criticas Construtivas são bem vindas
- Sem xingamentos por favor!

© Escritas de verão - 2014. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.